28.2.07

DIA TRISTE - Adelaide João Internada de Urgência



Hoje é um dia triste.
Logo pela manhã, recebi um telefonema informando-me que a Adelaide João - a nossa Madrinha Lai Lai - tinha dado entrada de urgência no Hospital S. José em Lisboa. Liguei para uma serie de amigos comuns em busca de noticias, mas, assim como eu, ninguem sabia de nada, todos fomos apanhados de surpresa com a noticia da 1ª pagina do Jornal 24 Horas de hoje.

A ultima vez que falei com a Lai Lai foi na 5º Feira passada e ela, com o seu genio, disse-me que estava bem. Que tinha ido ao médico e que andava a tomar uns medicamentos mas que estava bem. Eu acreditei! e conhecendo a Lai Lai como conheço, acredito que logo logo vai surpreender-nos a todos, e estará aqui a ensaiar connosco o próximo espectáculo do "Quem Não Tem Cão" como era seu gosto e desejo.

26.2.07

Ensaio - Sequencia!









QUEM NÃO TEM CÃO - Já se trabalha no proximo espectáculo!

Quem Não Tem Cão - Oficina de Artistas” já está a
trabalhar no seu próximo espectáculo – correspondente ao exercício final do III workshop “À Descoberta do Actor” que decorreu durante os últimos meses no Ginásio Boa Forma em Rio Maior. Os textos estão praticamente concluídos e o perfil das personagens está já mais ou menos identificado. Agora resta aos actores e ao encenador iniciarem o desgastante processo de descobrirem o universo que habita dentro de cada uma destas complexas personagens. Os seus medos, as suas alegrias… os seus pecados! em suma a sua essência, a sua verdade!
Contudo, a dúvida e a incerteza se iremos conseguir levar à cena o espectáculo tal qual o concebemos, tem-se vindo a instalar no seio da produção. As dificuldades são sempre muitas, são sempre demasiadas! Poucos recursos, pouco tempo, poucos meios... Valha-nos a enorme vontade para que algo aconteça! Para criar e fazer TEATRO. Continuamos sem um espaço próprio para os ensaios e o local onde nos vamos apresentar ao público ainda é uma incógnita, o que tem dificultado - e muito - o bom andamento do processo criativo. Mas como Quem Não Tem Cão caça com gato… logo logo arranjaremos uma solução!
E o melhor! O melhor ainda está para vir!

22.2.07

DECLARAÇÕES DE RG. NA FOLHA DE S. PAULO - o mundo é mesmo redondo!

"A obra do videomaker que trabalha especificamente com teatro pode ganhar certa independência em relação à obra filmada depois de colocado na internet", diz Gabriel Fernandes, jovem de 25 anos que registra os trabalhos do teatro Oficina. "No meu caso, por exemplo, o vídeo é feito de dentro da cena. Eu chamo esse trabalho de "câmera-ator". É mais orgânico, traz uma perspectiva mais subjetiva", explica.Por enquanto, a questão da divulgação ainda é o que motiva a maior parte da movimentação, mas não toda ela. Para o ator português Rui Miguel Germano o YouTube permite "ver um bocadinho daquilo que se vai fazendo pelo mundo, o que nos serve para pesquisar novas formas de fazer teatro".
In Folha de S. Paulo
Por Gustavo Fioratti

"AZUL"

Nesta noite calma e fria quero mergulhar na poesia e envolver-me por inteiro, mas quero envolver-me ainda mais em Azul para morrer docemente, profundamente... embriagado em azul.
Depois... depois, renascer completamente, definitivamente lúcido, num lugar perfeito para ler um livro, num lugar encantado, purificado, brilhando e derramado azul e alegria e beleza e poesia...!

19.2.07

Despois do Espectáculo...





“ O Actor de Teatros” fez a sua ultima apresentação na sala experimental do Teatro Nacional D. Maria II. “Soube a pouco” diziam alguns dos actores envolvidos no projecto. “Pena não continuarmos juntos mais tempo… foi tão enriquecedor” diziam outros.
O clima era de contentamento e satisfação. Reinava o sentimento de dever cumprido entre os actores, mas as saudades do convívio entre colegas, do trabalho e do tempo passado com o encenador já se sentiam.
Após os aplausos, felicitações do público, familiares e amigos, havia que arrumar a sala. Sala arrumada, subiu-se - debaixo de chuva - a Avenida da Liberdade até uma cervejaria ali para os lados do Parque Mayer. O jantar tinha uma dupla função, comemorar o fim deste projecto/oficina e simultaneamente fazer a despedida de Aderbal que seguia na manhã seguinte para Paris.
O serão correu de forma animada e durante a noite vários foram os amigos que apareceram e se juntaram ao grupo, entre outros: Maria João Abreu, José Raposo, Óscar Branco e a grande actriz brasileira Marieta Severo.
No fim, sem lugar a discursos, houve lugar a emocionadas despedidas e a promessas de que todos haveriam de voltar a encontrar-se.

"O ACTOR DE TEATROS"



16 de Fevereiro, 20.45h dirijo-me à bilheteira do teatro Nacional D. Maria II no intuito de levantar os bilhetes que o nosso Osvaldo – O homem Azul da nossa ultima peça - havia ali deixado em meu nome.
Já com os bilhetes na mão e enquanto esperava pelas 21.30h - hora prevista para o inicio do exercício final da oficina “O ACTOR DE TEATROS” conduzida por Aderbal Freire-Filho - aproveitei para por a conversa em dia com uma amiga de longa data que ali trabalha. O tempo passou rápido. 21.20h lá segui em direcção à sala experimental. Apresentei o bilhete e mandaram-me descer umas escadas sem fim. Enquanto descia todos aqueles degraus, o cheiro e o ambiente do TEATRO iam tomando conta de mim. Antes de entrar na sala propriamente dita, percebi que os actores já estavam a falar. Será que fiz confusão com a hora? Pensei. Detesto chegar atrasado aos espectáculos, não só por uma questão de respeito pelo público que cumpre os horários, mas e sobretudo, por respeito aos actores. Prontamente a minha dúvida foi esclarecida: É mesmo assim, o público entra na sala enquanto os actores lêem algumas crónicas de António Lobo Antunes. Fiquei mais descansado. À semelhança dos outros que iam chegando, também eu escolhi o meu lugar e deixei-me entrar no universo daquelas divertidas e muito bem escritas histórias, que se iam ouvindo pela voz dos actores como musica de fundo.
As cadeiras estavam por fim lotadas. A leitura terminou. O espectáculo podia começar. O encenador Aderbal Freire-Filho fez uma breve explicação do que tinha sido aquela oficina e preparou-nos para o que iríamos assistir de seguida."Todo o trabalho foi feito com textos integrais de crónicas do escritor António Lobo Antunes". Os actores dirigiram-se à mesa onde se encontravam os seus adereços e guarda roupa. Entraram no universo das personagens. Em pensamento, desejei muita "merda" ao nosso querido amigo Osvaldo Canhita. O TEATRO começou.

15.2.07

7 numero sete.

Ontem 14 (7+7) de Feveriro foi dia de S. Valentim. Hoje, caso fosse vivo, seria o ultimo dia dos 67 anos do homem que me ensinou muito do que sei hoje.
O tempo é rápido.
O numero sete sempre esteve muito presente na minha vida! Nasci num dia sete do mês 8 (7+1) de 1971, o meu apelido tem sete letras... 7...7 ...numero 7.
Afinal o que tem o nº 7 de tão especial?
(...)
Às vezes dou por mim a perguntar-me quem sou eu? …o que é que ainda faço aqui?... para onde vou? Vou para onde vão todos… morremos todos não é? Uns primeiro outros depois…mas no fim morremos todos!
Porque não cuidas de mim? Não te consigo esquecer!…

14.2.07

É Dia dos Namorados... Amor é fogo...!

"Amor é fogo que arde sem se ver
é ferida que dói e não se sente
é um contentamento descontente
é dor que desatina sem doer"

13.2.07

QUEM ME DERA ESQUECER


" É obvio que me sinto triste porque abandonei um ser único e que era do meu sangue.
Um filho que nunca saberei como é. Mas quem manda na minha vida sou eu e mais ninguém!!!!!! Eu fiz o que era certo… eu não posso ser castigada por ter desejado o melhor para o meu filho... ninguém me pode condenar… nem Deus nem os homens… ninguém … a minha dor já é castigo suficiente... eu não sou uma pecadora… ninguém se atreva a julgar-me … Ninguém! Eu fiz o que era certo…! Quem me dera conseguir esquecer! "

9.2.07

A Gula


Sentir uma tentação é pecar?
A carne é que faz mal… o açúcar faz mal… o amor é que faz mal… o peixe faz mal…. os doces fazem mal, por causa do açúcar… já nem sei o que estou para aqui a dizer… mas quando bebo esqueço… fico assim com sono… calmo...! tranquilo!

6.2.07

OVNIS em Rio Maior


É uma luz linda...calma!
Podem não acreditar, mas hoje, 06.02.07 por volta das 16.45 h, eu avistei um OVNI - Objecto Voador Não Identificado em Rio Maior. Podem não acreitar...mas eu juro que vi!