22.12.08

7º encontro do projecto de teatro "Mulheres e o Cancro da mama"

No passado Domingo dia 14 de Dezembro fizemos o nosso almoço de Natal e o ultimo encontro do "Projecto Mulheres e o Cancro da Mama" de 2008. Agora estamos de férias até 4 de Janeiro de 2009, altura em que retomaremos os ensaios.
O tempo passa muito rapidamente e a nossa estreia já está marcada. 04 de Abril 2009 no Cine teatro - Casa da Cultura de Rio Maior, é a data e o local previsto para este projecto se apresentar ao público. Muita coisa temos para fazer até lá. Textos para decorar, marcações para decidir, guarda roupa, arranjar patrocinadores, publicidade...enfim muita, muita coisa...! Mas o que importa é que estamos animados e acreditamos que este espectáculo vai mudar um pouco a vida de todos os que nele participam, quiçá até a vida daqueles que nos vierem ver! Eu estou confiante e acredito nas minhas estrelas - as 7 magnificas - e na nossa estrela maior! (a nossa assistente...sempre preocupada com a voz... com a entoação... com a dicção com... com... co.. .c... e tudo isto só porque teve de gravar duas frase!) Estas mulheres são empenhadas, voluntariosas, dedicadas, esforçadas, optimistas, amáveis, compreensivas... e acima de tudo querem levar uma mensagem de esperança e optimismo mais longe. Eu não sei o que vai acontecer...mas duma coisa eu tenho a certeza: O melhor...O melhor ainda está para vir!
E quem não acredita... Espere e verá!
RG

19.12.08

Parabens! Parabens! Parabens!


A nossa "Taberneira" de serviço faz hoje anos. Para a incansavel e dedicada Alexandra muitas felicidades! E mais não digo...que estou com pressa...!

PS: Já não passamos sem si. Obrigado!


17.12.08

RECADO - Jantar de Natal

Lembro a todos os que fazem parte desta familia do "Cão", alunos, amigos, associados, Bloguistas e parentes afins, que o nosso Jantar de Natal terá lugar no no dia 6 de Janeiro - Dia de Reis - em Restaurante a anunciar mais perto da data.
Para quem ainda não conhece a nossa tradição de Jantar de Natal, lembrar que todos devem comparecer fantasiados. O tema é o mesmo de sempre, Reis e Rainhas. Podem começar já a dar largas à imaginação.
Reis Magos, Rainha da Sucata...Rei dos Gatos...Rei da Selva...Rei dos ladrões...Rainha de Copas... enfim...Surpreendam!!
PS: Devem confirmar com a Alexandra as presenças para efeitos de marcação de mesa, ou em alternativa, podem usar o blogue para o efeito.
Quantos mais melhor!
RG

Marcação:Foto de Natal


Foto de Grupo dos Alunos do V- Workshop de Teatro
"À Descoberta do Actor"

7.12.08

Rui Germano - Dramaturgo sem Cão - na revista "Única" do jornal "O Expresso"


O texto que se segue foi retirado do Blog da Cristina Jordão (nossa Doutora) e pode ser lido em:
.
Esta é a foto do Encenador do grupo de teatro"quem não tem cão", que acompanha a entrevista feita pela nossa amiga Manela Goucha, para o jornal o expresso, a propósito da peça "Mulheres" com cancro da mama, da qual já vos falei anteriormente.
É um projecto que nasceu de um sonho, e isso já nós sabíamos, mas o que acrescentou á nossa alma foi a emoção de ler que uma das motivações desta peça de teatro foi o SGlamorosas, http://www.superglamorosas.blogspot.com/ o blogue criado pela nossa amiga Cláudia Capitão, algum tempo depois de saber que sofria de cancro da mama, e que infelizmente não venceu. Mas nem por isso deixa de estar todos os dias na nossa memória e no nosso coração.
Para todas nós, as amigas da Cláudia, foi-nos dada a herança de manter ao nosso lado as mulheres que a acompanhavam através do seu blogue.
Algumas dessas amigas "do coração", todas elas com cancro da mama, integram este projecto do Rui Germano, em Rio Maior, e trabalham já a peça, que vão levar a cena em 2009, todos os domingos, na sede do grupo.
Eu tenho o privilégio de apoiar do lado de lá, podendo assistir ao desenvolvimento e evolução deste sonho, que já transportou a linha e se instalou na parte do real... mesmo muito real.
Destas mulheres, também já falei muitas vezes, aliás falo quase todas as vezes, e de todas elas só me lembro de dizer que que as admiro incondicionalmente e que a minha vida se enriqueceu por isso.
Ao grupo "quem não tem cão" e ao Rui Germano agradeço a oportunidade de as levar a palco para falarem, representando, sobre um tema tão delicado e tão próximo.
Bjinhos a todas e todo o sucesso do mundo
.
Podem visitar os Blogues de algumas das 7 magnificas em:
Cinda de OVAR (Nome artistico=Laurindinha): http://cinda1960.blogspot.com/

4.12.08

5º Encontro do Projecto "Mulheres e o Cancro da Mama"




Na foto, 4 das 7 mulheres a que chamamos o núcleo duro deste projecto – falta aqui a Alda - que teve de se ausentar mais cedo - a Carlinha e a Cinda que não puderam vir neste Domingo. A menina da direita é a nossa “queridíssima” e empenhada assistente de produção, que também acumula a função de “Doutora” de serviço.

No passado Domingo, e desta vez à porta fechada e em local secreto, lá nos reunimos para trabalhar naquele que é já o nosso 5º encontro do projecto “Mulheres e o Cancro da Mama”.
Foi o nosso 1º ensaio de texto após pesquisa e recolha de informação, resultado dos depoimentos e testemunhos destas e de outras mulheres que nos últimos domingos, vieram ao nosso encontro partilhando e expondo as suas experiências de luta contra o cancro da mama.
Todos em volta de uma mesa, um texto, uma caneta na mão e a vontade de conhecer a história da Teresa – nome da personagem central da peça.
Percorremos todo o texto, etapa após etapa da evolução da doença da personagem – doença que também foi vivida na primeira pessoa por cada uma destas 7 mulheres. Recordaram-se alguns episódios cómicos – à distancia do tempo – e outros que nem tanto! Gostei muito de ouvir pela primeira vez “minha Frô” contar a “cena” do Beijo e do abraço do seu médico. O saudoso Dr. Gentil Martins de quem fala sempre com tanto respeito e reconhecimento.
Foi bom estar ali sem pressa (há momentos em que se sente uma paz nestes encontros, não sei explicar! Provavelmente sou só eu? Também nunca lhes perguntei! Será??)
Bem, às 13.30H fomos almoçar, almoço alargado aos familiares dos intervenientes deste projecto. É que – tal qual a doença – este também é um projecto de família.
Afinal era Domingo! O 5º que passámos juntos.


RG

Vai um expresso?

Mamas, teatro... e já agora... o meu ordenado.

Meninas faz favor de comprarem - e mandarem comprar a todos os amigos etc, etc - o Expresso do próximo sábado. Na Revista Unica (pág 18 ou 19... para terem a papinha toda feita), vem uma história que tem a ver com as pessoas deste blogue.E como os tempos são de crise, sempre dão um contributo para as receitas do meu local de trabalhobeijos para todas.
posted by Manela prima

Post retirado do Blog:
http://superglamorosas.blogspot.com/

Obrigado Manuela
RG

3.12.08

"West Side Story" - Amor sem Barreiras numa versão de RG e Adelaide João

No passado sábado, eu e a Lai Lai fomos assistir à estreia do musical "West Side Story" de Filipe La Féria.
Este musical - de que gostámos e recomendamos - transporta a acção do Romeu e Julieta de Shakespeare para a Nova Iorque da década de 1950. Enquanto fazíamos tempo para a hora do começo do espectáculo, eu e a Lai Lai - como apaixonados que somos pela palhaçada e pelo amor - aproveitamos a onda de festa que se sentia por ali e fizemos a nossa própria adaptação do musical. Ela no papel de uma maravilhosa Julieta e eu no de um apaixonado Romeu. Rimos e divertimo-nos muito e temo que não tenhamos sido os únicos. Dizer apenas que a discrição não foi o nosso forte naquela noite de estrelas, V.I.P's e colunaveis!
Eu divirto-me sempre muito com esta Senhora do teatro, que bem merecia mais atenção e reconhecimento de quem tem e ou exerce algum poder nestas coisas... O amor de uma vida inteira dedicada à arte das tábuas não pode (não deve) acabar assim! A vida é muito mais que uma peça de teatro, onde os actores fingem viver emoções e situações em cima de um palco. A vida vive-se todos os dias!
RG