28.11.09

...Vamo nessa Vanessa!
;o)
RG

25.11.09

ESTE BLOG ANDA A FICAR MUITO ESTRANHO...!!!!

Sem Comentarios...


Antes .......... Depois
Como diz a Cris:
"Mas... há sempre um mas..."
Queria tanto poder ser eu a escrever esta historia!!
RG

23.11.09

"Rosa Esperança"
a caminho da 3ª Temporada...??!!

21.11.09

Inauguração da SP ESCOLA DE TEATRO – CENTRO DE FORMAÇÃO DAS ARTES DO PALCO.


Ivam Cabral/Cléo de Páris / Alberto Guzik
No próximo dia 25 de Novembro a partir das 19h, o meu pensamento estará inteiramente lá! Quarta feira pelas 19h estarei em S. Paulo, Brasil com os meus amigos para partilhar a alegria da concretização de mais um sonho - a inauguração da SP ESCOLA DE TEATRO – CENTRO DE FORMAÇÃO DAS ARTES DO PALCO. Durante a festa, entre outras, estarão abertas para visitas, a exposição fotográfica - Fotografia de Palco, de Lenise Pinheiro - a minha querida amiga Leny - tanta saudade - uma fotografa que retrata o TEATRO de forma especial e uma amiga que foi lindo conhecer aquando do lançamento do seu I livro na Bienal de S. Paulo em Agosto de 2007. O tempo passa tão rápido!
.
Na ocasião, será apresentada ainda a "Coleção Primeiras Obras", uma parceria da "Imprensa Oficial" com "Satyros Literatura", de vários volumes onde constam nomes de outros tantos queridos e talentosos amigos como Ivam Cabral, Alberto Guzik, Silvana Garcia, Paulo Vereda.
.
Eu, apesar de estar a um oceano de distancia vou-me sentir lá super orgulhoso por saber que há quem faça os sonhos acontecer. E essa é a maior lição que todos eles me ensianam cada dia que passa!
Parabêns, votos de muito sucesso e... Morro de Saudades!
RG

20.11.09

Procuram-se actores para curta metragem!

Fomos contactados pelo Sandro - estudante de cinema -no sentido de saber se alguns dos nossos actores estão disponiveis para participar num exercicio de escola que se prende com as várias possibilidades de filmar um diálogo.
Trata-se de um excerto do filme português "O Cerco" do António Cunha -Telles protagonizado, pela Maria Cabral e pelo Ruy de Carvalho, se não estou em erro quanto a este.
Existem apenas duas personagens. Marta entre os 20-30 anos e o Dr. Alves +30 anos.
Apesar de ser apenas um pequeno exercício é pedido a utilização de pessoas com experiência de representação para que os diálogos sejam mais conseguidos e não apenas uma vulgar leitura.
Este trabalho será realizado no próximo fim-de-semana. Será um trabalho com uma duração curta.
Para qualquer esclarecimento podem entrar em contacto com o Sandro através do e-mail:
RG

16.11.09

Mara Manzan*


Conheci a Mara há mais de 15 anos em Lisboa através da Companhia de Teatro os Satyros. A Mara era uma mulher marcante. A voz, aquela gargalhada, um jeito de dizer as coisas...
Hoje lembro-me do humor da Mara num jantar - penso que durante os ensaios da peça "Safo de Lesbos" levada à cena pelos Satyros em Lisboa. Na altura o Ivam Cabral morava ali para os lados da Almirante Reis e o restaurante a Portugalia era um sitio de facil acesso para todos nós.
Estavamos todos a viver "tempos diferentes" consequencia das diferentes idades e experiencias de vida que cada um já carregava consigo. Mas essa diferença não nos castrava a irreverencia e a imaginação. A verdade é que todos juntos tinhamos poucos limites e em questões de irreverencia a Mara dava cartas! Passamos a refeição a "representar personagens" ora para as outras pessoas que se encontravam na sala, ora para os empregados de mesa... ora para e muito especialmente, para quem passava na rua! Naquela mesa fomos um pouco de tudo: ricos, pobres, aristocratas, doidos, casados, amantes, educados, pedantes, mal formados, policias e ladrões... foi de tal forma convincente a "performance" que havia alturas que nós próprios dúvidavamos de quem eramos de verdade... e riamos! Riamos todos muito!
Os tempos eram outros e havia um outro futuro - menos louco do que aquele que a nossa imaginção de então reservava - para cada um dos que se sentavam ali naquela mesa.
De lá para cá muita coisa mudou. Perdi o contacto da Mara e só sabia dela esporadicamente através do que o Ivam Cabral me ia dizendo quando lhe perguntava por noticias sobre todos aqueles que conheci através dele.
A Mara regressou ao Brasil e tornou-se conhecida do público português pela sua participação nas novelas da Globo.
Um ano e meio depois de lhe ter sido diagnosticado cancro do pulmão, Mara Manzan não resistiu à doença e acabou por morrer no dia 13 de Novembro no Rio de Janeiro.
Caminho das Índias foi o último projecto em que participou.
RG

Rosa Esperança em terras de Liz - 5 de Dezembro Teatro Miguel Franco - Leiria


RG convidado para integrar o juri - na categoria Teatro - do prémio "O melhor CCD Inatel"

11.11.09

Brincadeirinha de Crianças!

Rosa Esperança-projecto mulheres e o cancro da mama
Foto: Tó Vieira
.
"Sábado, houve mais uma representação do Rosa, Esperança. Desta vez, em Benavente. Confesso que tive receio desta apresentação. A vila era tão pacata, as ruas tão desertas que pensei que não haveria gente para encher aquele teatro. Engano meu! O teatro encheu e as pessoas vieram não sei de onde para nos verem e acarinharem. Quero destacar duas pessoas: a Maria de Jesus (visita deste blog desde o seu início) e a Natália (colega de trabalho que nos levou uma outra amiga que anda às voltas com o bicho neste momento). (Tinha-me esquecido: a Linó Pernó esteve lá mais a sua Nélinha. Para quem não conhece, a Nélinha é um boneco novo, tipo Nenuco, que a Linó comprou. Tem roupinhas, ganchinhos, mantinhas, caminhas, aqueles acessórios que os bonecos têm. E é a pilhas...) Foi um espectáculo que me deu um prazer especial em fazer. Gostei da sala e tínhamos uma presença especial que nos fez ter mais responsabilidade - Adelaide João, que já nos viu duas vezes. Com ela estava o Osvaldo e convém destacar o seu comentário conhecedor: Vocês estão bastante melhor! Ora, ele sabe, né?!
.
Hoje, foi dia de teatro. Desta vez, teatro feito por quem o faz mesmo a sério e bem feito. José Pedro Gomes e Vai-se andando. Agora, quando vou ao teatro, olho para tudo com um olhar diferente. Isto de conhecer o back-stage tem muito que se lhe diga... hehehe... Gosto muito do Auditório dos Oceanos e não pude evitar imaginar o Rosa, Esperança a ocupar aquele palco. Tentei ver como seria encher aquela sala com as músicas lindíssimas que fazem parte da nossa peça e ouvir as palmas daquelas seiscentas pessoas no fim de cada quadro... Enfim, sonhos... Why not?!..."
Post reitado do Blog da Nela em:

2.11.09

TESTEMUNHO - directamente de Guimarães.

"Olá!
Eu estive lá.
Assim por obra do acaso, uma amiga com quem não estava faz tempo, daquelas que prometemos marcar um café, mas nunca o fazemos, conheceu o vosso projecto, convidou-me e lá fomos.
Um programa fantástico.
Magnífico, brilhante...inesquecível.
Chorei imenso, mas chorar lava a alma.
Sou mais uma mulher cujo auto exame assusta, faz tremer e não conseguia fazer.
Mas convosco naquele momento que o fazem em conjunto...acho que se não estivesse ao lado de um Sr. desconhecido também o tinha feito convosco.
Enfim!
Apenas para agradecer...a todas e todos que vi em cima do palco e os que contribuem para que aconteça...muito obrigada.
Acho que nunca terão ideia do bem que nos fazem.
Parabéns...e obrigada."

Testemunhos assim fazem-nos bem e dão-nos força para continuar.
Obrigado!!!
RG