
Foto: Tó Vieira
O texto infra foi retirado do Blog da Carlinha em:
http://bichinhofazdeconta.blogs.sapo.pt/"Hoje foi mais um dia de ensaio em Rio Maior para o Projecto ‘Mulheres’. Há momentos em que todas nos emocionamos. Muito. Cenas em que os abraços não são teatro, são sentidos. Tão sentidos que contemos as lágrimas. Depois, para desanuviar, também atiramos as nossas piadas. Porque a vida é alegria. E é uma alegria cá estarmos. O nosso encenador, um homem entre mulheres, às vezes fica de boca aberta a olhar para nós e quase que podemos ler o seu pensamento: ‘Ai, mulheres! No que eu me fui meter!’ Ihihihihih!
Não posso contar pormenores sobre a peça, mas posso contar que há determinados momentos em que o nosso comandante diz ‘Vocês são mesmo mulheres, esqueçam lá esses pormenores’. Ihihihih! E claro que depois é risota pegada! Já temos piadas muito nossas e a cumplicidade cresce de dia para dia. E tudo porque um advogado que adora teatro ousou sonhar e concretizar o sonho. Mais um, entre muitos. E nós, com mais ou menos queda para o palco, ali estamos todas juntas, cada vez mais unidas, para divulgar - a quem nos queira ouvir – tudo o que há a saber sobre o cancro da mama. A descoberta, os medos, as cirurgias, os tratamentos, os relacionamentos, o que muda nas nossas vidas. Tudo. Sem tabus nem estigmas. Porque é de peito aberto que se enfrentam os maiores combates das nossas vidas.
E foi de peito aberto que a Nelinha, a Aldinha e a Tilinha falaram à RTP sobre os seus casos de cancro. Adorei ouvi-las. Estavam – elas são! – lindas. E passaram a mensagem de positivismo, esperança e altruísmo que deve reger as nossas vidas. Com ou sem casos de cancro. Parabéns, minhas amigas, e parabéns à RTP por estar atenta e não deixar cair no esquecimento uma doença a que todos precisamos de estar atentos. Prevenção, prevenção, prevenção!
Parabéns à RTP, à Associação Projecto Luz (está nos links ali à direita), a quem pratica voluntariado e a esta peça de teatro concebida pelo Rui Germano. Juntos somos mais fortes. Alguém duvida?
Um beijo enorme! E obrigada pela ginginha e pelo bolo-rei hoje em Rio Maior. Caíram que nem ginjas!"
Mais sobre este dia em:
Reportagem da RTP em: