26.6.10

Evoé Alberto Guzik


Alberto Guzik - S. Paulo - Agosto de 2008

Hoje é um dia triste! Alberto partiu. Recordo o amigo e aquela maneira de sentir e dizer as coisas. O entusiamo que colocava nas conversas que partilhava à mesa minutos antes de se preparar para "Vestido de Noiva". Dos planos, do que fez e do que ainda queria fazer! Da poesia e da importancia que dava às palavras dos poetas. Alberto foi escritor, critico de teatro, actor e professor. Eu adorava ouvi-lo. Ele tinha sempre alguma coisa para dizer, para acrescentar sobre o que quer que se estivesse a falar. Era um homem culto e curioso. Dei-lhe a conhecer a poesia de Ruy Belo. Alberto era um homem que devorava as palavras e o seu significado.
Alberto estava internado desde fevereiro no hospital Santa Helena a tratar-se de um cancro no estômago.

Mestre em teatro pela Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo, Gusik integrava a companhia teatral Os Satyros. Foi nos Satyros que tive o privilégio de o conhecer em Agosto de 2008.
Falei com o Alberto pela ultima vez por telefone, à cerca de um mês. Disse-me: " Rui eu quase morri! mas agora com calma vou-me recuperar e ficar bom"
Eu não sei se acreditei naquelas palavras mas respondi-lhe com um "claro que vai ficar bom..."
Penso agora no Alberto e em todos os amigos que tanto o estimam e que com ele privaram, sonharam e construiram tantos projectos. Projectos tão grandes como uma Escola de Teatro! A SP Escola de Teatro. Uma pessoa grande como o Alberto quando parte nunca parte só, leva sempre com ela uma parte de nós! O Alberto partiu hoje sábado, 26 de Junho às 10h.
Evoé Alberto! Evoé!
Rui Germano

Do Blog do ALBERTO em  http://os.dias.e.as.horas.zip.net/ os ultimos post's:

14/02/2010.
a solução do enigma

devo uma explicação aos meus leitores sobre os enigmas que semeei no blog ao longo das últimas seis semanas. muitos já mataram a charada. outros ainda não. explico então. vou ser amanhã submetido a uma cirurgia do aparelho digestivo. uma cirurgia de porte, pelo que me explicou o médico que fará a operação. ficarei alguns dias, ou algumas semanas, distante deste espaço. podem ter certeza de que vou sentir muita muita falta destes meus dias e destas minhas horas. mas são aquelas esquinas da vida que não podemos nem temos como evitar. sempre tive uma saúde ótima, fora uma coisinha aqui, outra ali, nada de muito relevante. mas eis que de repente vi-me surpreendido por uma doença que requer cirurgia. e que exige um período razoávelmente extenso de recuperação. certamente quando voltar a escrever aqui, vou ter muitas novidades a contar. serão aventuras de outro tipo, não artísticas, nem por isso menos essenciais. bem ao contrário. peço aos meus leitores a paciência necessária. aguardem o tempo de maturação que será necessário para que eu saia do casulo em que vou entrar amanhã. ou, para usar a imagem que empreguei muito há algumas semanas, que aguardem o fim da minha travessia (de ida e volta) do rio letes, e também o término de minha viagem ao reino de hades. estou muito cercado de afeto, de amor, de boas energias, de bons fluidos. com muita luz em meu espírito eu me despeço temporariamente de todos vocês, desejando que, enquanto eu estiver longe, a vida de todos floresça do mais belo e prazeroso e frutífero dos modos. dionisos será meu guia nessa viagem, que nada terá de teatral, mas será profundamente vital. evoé!!!

15/02/2010
neste amanhecer
neste deslumbrante amanhecer, em plena segunda-feira de carnaval, embarco em minha viagem rumo à travessia do rio letes e à descida para o hades. quando voltar, relatarei o que vi e vivi. o hades não é um reino fácil de se visitar. ninguém retorna de lá sem estar transformado. sei disso. e prometo partilhar com os leitores destes dias e destas horas aquilo que vou vivenciar. dionisos me acompanha na viagem, além de ótimos amigos e do amor de muita gente. evoé.

Alberto Guzik em "Liz"

Ator, escritor e crítico teatral Alberto Guzik morre em São Paulo

O crítico teatral, escritor, ator e professor Alberto Guzik, 66, morreu neste sábado (26), em São Paulo.
Ele sofria de câncer de estômago e a doença havia se espalhado por outros órgãos. Guzik estava internado desde fevereiro.
Figura emblemática da cena teatral paulistana, Guzik se formou pela Escola de Arte Dramática da USP e assumiu a crítica teatral do "Jornal da Tarde", ao lado de Sábato Magaldi, em 1984.
Em vários períodos de sua carreira, também foi colaborador do jornal "O Estado de S. Paulo".
Em 2001, deixou o "JT" e, paralelamente ao jornalismo, passou a dedicar-se também ao ensino, como professor da Escola de Atores Wolf Maya e, desde o ano passado, da SP Escola de Teatro.
O retorno aos palcos aconteceu com a peça "Horário de Visita", do dramaturgo Sérgio Roveri, em 2003, após quase 40 anos sem atuar.
Com o grupo Os Satyros, apresentou-se nas peças "O Enigma de Kaspar Hauser", "Transex" e "A Vida na Praça Roosevelt", entre outras.
Alberto Guzik apresentou-se ainda na peça "Monólogo da Velha Apresentadora", no Satyros
Guzik teve ainda vário livros publicados, entre eles os ficcionais "Um Risco de Vida", com referências autobiográficas, e "O Que É Ser Rio, e Correr", livro de contos lançado pela editora Iluminuras.
Em depoimento à enciclopédia Itaú Cultural, declarou nunca ter vinculado sua observação do fenômeno teatral a uma visão partidária. "Nunca acreditei que o teatro 'correto' tenha de expressar tal ou qual ponto de visto"
No mesmo texto, ele completa: "É bom que se tenha de tudo [no teatro], desde a farsa rasgada até o mais rigoroso teatro de pesquisa, do musical importado ao nacional, da dramaturgia brasileira à mundial, dos atores e diretores veteranos aos jovens estreantes."

Retirado daqui:

24.6.10

Agenda:

Sexta Feira - 25 Junho - 21h - preparativos do evento Fados e Feijoada no Cão.
Sábado - 26 de Junho - 20h - FADOS E FEIJOADA para todos quantos nos queiram fazer companhia.
A não perder!

23.6.10

Fados e Feijoada - Sábado 26 de Junho pelas 20.00h


O Cão apresenta Fados e Feijoada no próximo sábado dia 26 de Junho pelas 20h. 
Todos os amigos conhecidos e demais familia do Cão estão convidados a aparecer e a passar esta noite de Fados em ambiente informal, connosco. 
5 gatos!

4ª Feira- dia 23 de Junho pelas 21h Festa da Esfregona!
RG

21.6.10

DDiarte e Quem Não Tem Cão produzem foto que pretende chamar a atenção para a luta contra o cancro da mama.


No passado sábado dia 19 de Junho, a convite do Quem Não Tem Cão a dupla de fotógrafos madeirenses DDiarte deslocaram-se até Rio Maior para fotografar o elenco da peça Rosa Esperança, com o objectivo de produzirem uma única foto de grandes dimensões, como forma de chamar a atenção para a luta contra o cancro da mama e, mais uma vez, através da arte, passar uma mensagem de Esperança!

Os trabalhos começaram cedo e andaram a bom ritmo. Zé Diogo e Diamantino Jesus, fotografaram mais de 3 dezenas de pessoas que, ao bom estilo do "Cão", exibiram sempre boa disposição, entusiasmo e a alegria que nos caracteriza.

Eu sinto-me muito orgulhoso por aquilo que conseguimos fazer neste dia. Trabalhar com profissionais como os DDiarte e ver a família do Cão assim tão empenhada em mais um ambicioso projecto é algo que me deixa especialmente feliz. Mais uma vez comprovamos que nunca devemos deixar de perseguir os nossos sonhos e devemos sempre acreditar em nós! O resultado deste trabalho só em Outubro será divulgado! Até lá vamos puxar pela imaginação e tentar adivinhar o resultado final, o que, a avaliar pelos fantásticos trabalhos a que esta dupla de artistas já nos habituou, não vai ser tarefa fácil.

RG

17.6.10

DDiarte - curriculum e prémios

Biografia DDiArte

Diamantino Jesus nasceu em Fevereiro de 1969, na Ilha da Madeira. Desde a infância demonstrou grande interesse pela arte, revelando enorme talento para a pintura e desenho. Após a licenciatura em Arte e design pela Universidade da Madeira foi estudar dois anos de restauro em Pamplona, Espanha.

Zé Diogo nasceu em Março de 1966, na ilha da Madeira. Desde muito cedo revelou talento para a pintura e desenho assim como grande interesse por ciência e tecnologia. Licenciou-se em Engenharia Química pelo IST em Lisboa

Juntos desde 1999, estes artistas criaram a DDiArte, que se dedicava à pintura, realizando exposições colectivas e individuais, assim como pinturas da sua autoria em tectos de igrejas. Em 2003, surgiu o interesse pela fotografia digital, e como autodidactas nesta área, produziram obras de grande qualidade, consideradas como obras de arte e algumas das quais premiadas a nível internacional

CURRICULUM DDIARTE

2010 – “4th Photogarphy Masters Cup” - Quatro fotografias incluída no catálogo de luxo da “International Color Awards”, entre as melhores, duas na categoria de “Nude Professional”, uma fotografia na categoria de "Advertising professional" e uma na categoria de "Fine Art Professional", após concurso internacional - Nova Iorque e Londres
2010 - "NAMBAN JIN 3"- na galeria de arte Eye of Gyre Gallery - Exposição Portuguesa pela Comemoração dos 150 Anos sobre o “Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e Japão” - Japão, Tóquio
2009 – “Corpvs” – exposição individual no Museu Wurth La Rioja em Espanha, com 25 obras de grande formato.
2009 – “People and Landscape” – Exposição de 16 Nus artísticos na Falkenstern Fine Art Gallery na Alemanha
2009 – “3th Photogarphy Masters Cup” - Uma fotografia incluída no catálogo de luxo da “International Color Awards”, entre as 50 melhores, na categoria de “Nude Professional”, após concurso internacional.
2009 – Duas fotografias publicadas na revista francesa PHOTO, uma delas com destaque de pagina inteira, como umas das melhores imagens do maior concurso de fotografia do mundo, no tema “Fotografia Digital”
2008 – “Dias Felizes” Exposição Colectiva na Casa da Guia – Cascais
2008 – “Nu Sentido”, exposição itinerante, em diversos Centros Culturais e galerias, das principais cidades do Brasil, em multimédia, com obras de nu artístico.
2008 – Exposição colectiva “Corpo e Matéria – cinco artistas na Madeira”, Colecção Berardo, no Sintra Museu de Arte Moderna
2008 – Uma fotografia publicada na revista francesa PHOTO, como uma das melhores imagens do maior concurso de fotografia do mundo
2008 – Seleccionados para integrar a exposição e o livro das 100 melhores imagens do maior site português de fotografia “olhares”
2007 – Duas Medalhas de Ouro Gaudi no “Prémio Cidade de Réus de Fotografia” na “VII Bienal Internacional de Fotografia XLVII Medalla Gaudi” – 2007, com o apoio da Federação Internacional da Arte Fotográfica (FIAP). Estiveram expostas (40x30cm) na Câmara Municipal de Réus (Catalunha)
2007 – Duas Medalha de Bronze Gaudi no “Prémio Cidade de Réus de Fotografia” na “VII Bienal Internacional de Fotografia XLVII Medalla Gaudi” – 2007, com o apoio da Federação Internacional da Arte Fotográfica (FIAP). Estiveram expostas (40x30cm) na Câmara Municipal de Réus (Catalunha)
2007 – Atribuição da Medalha de Honra da Federação Internacional de Arte Fotográfica (FIAP) na “Prémio Cidade de Réus de Fotografia” na “VII Bienal Internacional de Fotografia XLVII Medalla Gaudi” – 2007, atribuída aos artistas mais premiados a nível global
2007 – Exposição colectiva “Corpo e Matéria – cinco artistas na Madeira”, Colecção Berardo, 25 obras, no centro das Artes Casa das Mudas na Madeira, Portugal
2007 – Duas fotografias publicada na revista francesa PHOTO, como umas das melhores imagens do maior concurso de fotografia do mundo.
2006 - European Newspaper Award - Award of Excellence (Foto da Capa de um suplemento do Diário de Notícias da Madeira)
2006 – 20 fotografias em grande formato adquiridas pela Colecção Berardo que deu origem à exposição individual “Miragens Perversas” na sede da empresa vinícola Bacalhôa Vinhos de Portugal em Azeitão
2006 – Exposição colectiva “Sem Qualidade”, no café Fora d´Oras
2006 – Uma fotografia publicada na revista francesa PHOTO, com destaque de pagina inteira, como umas das melhores imagens do maior concurso de fotografia do mundo, no tema “Charme” com a modelo Tábata Sá
2005 - Medalha de Bronze Gaudi no “Prémio Cidade de Réus de Fotografia” na “VI Bienal Internacional de Fotografia XLV Medalla Gaudi” – 2005, com o apoio da Federação Internacional da Arte Fotográfica (FIAP). Esteve exposta (40x30cm) na Câmara Municipal de Réus (Catalunha)
2005 - Medalha de Ouro Gaudi no “Prémio Cidade de Réus de Fotografia” na “VI Bienal Internacional de Fotografia XLV Medalla Gaudi” – 2005, com o apoio da Federação Internacional da Arte Fotográfica (FIAP). Esteve exposta (40x30cm) na Câmara Municipal de Réus (Catalunha)
2004 - Um de quatro vencedores da recreação do logo da casa das mudas, na Madeira com um trabalho fotográfico.
2004 – Três fotografias seleccionada em concurso internacional para integrar uma exposição, de 24 obras, que passou pelas principais sedes da Caja de España , em Espanha.
2004 – Duas fotografias publicada na revista francesa PHOTO, como umas das melhores imagens do maior concurso de fotografia do mundo.
2003 - Fotografia galardoada com o prémio PHOTO / CEGETEL em Paris por ocasião do concurso “Liberdade do Telefone Fixo”, publicada na revista francesa PHOTO e exposta em outdoors na cidade de Paris durante uma semana em Agosto de 2003
2003 - Medalha de Bronze Gaudi no “Prémio Cidade de Réus de Fotografia” na “V Bienal Internacional de Fotografia XLIII Medalla Gaudi” – 2003, com o apoio da Federação Internacional da Arte Fotográfica (FIAP). Esteve exposta (30x40cm) na Câmara Municipal de Réus (Catalunha)
2003 – Criação do estúdio fotográfico DDiArte no mês de Março
2001 - Pintura (projecto original e autores) do tecto da capela da Estalagem da Quinta do Monte na Madeira
1999 – Pintura (projecto original e co-autores) do tecto da Igreja Paroquial da Ponta Delgada na Madeira


Outros Trabalhos

Várias obras em colecções particulares em Portugal e no estrangeiro.
Produções fotográficas para os estilistas: Christian Weber, Fátima Lopes, Patrícia Pinto, André Correia, Lúcia Sousa, Fernanda Nóbrega, Jorge Costa, Zequitas, Susana Menezes, Emília Luz, Jordann Santos, Miguel Vieira, Mariana Sousa.

Varias produções publicitárias: Casino da Madeira, Angels, ANAM-Aeroporto da Madeira, Cravo e Canela, Instituto do Bordado da Madeira, Instituto do Vinho da Madeira, Empresa de Cervejas da Madeira, Vinhos Barbeito, Loja Crok, Dolce Scarpa, Florineve (Montijo).

Resumo do mais importante ao longo do últimos 7 anos:

- prémio PHOTO / CEGETEL em Paris
- 3 Medalhas de Ouro Gaudi e 4 de bronze no “Prémio Cidade de Réus de Fotografia” Catalunha Espanha
- 6 presenças anuais consecutivas na revista francesa PHOTO entre as 500 melhores fotos do maior concurso do mundo da especialidade, tendo 2 anos destaque de pagina inteira
- Três fotografias seleccionada em concurso internacional para integrar uma exposição, de 24 obras, que passou pelas principais sedes da Caja de España , em Espanha.
- Um de quatro vencedores da recreação do logo da casa das mudas, na Madeira com um trabalho fotográfico.
– Atribuição da Medalha de Honra da Federação Internacional de Arte Fotográfica (FIAP) na “Prémio Cidade de Réus de Fotografia” na “VII Bienal Internacional de Fotografia XLVII Medalla Gaudi” – 2007, atribuída aos artistas mais premiados a nível global
- European Newspaper Award - Award of Excellence (Foto da Capa de um suplemento do Diário de Notícias da Madeira)
– Exposição colectiva “Corpo e Matéria – cinco artistas na Madeira”, Colecção Berardo, no Sintra Museu de Arte Moderna e na Casa das Mudas
-exposição individual “Miragens Perversas” na sede da empresa vinícola Bacalhôa Vinhos de Portugal em Azeitão
– Exposição colectiva “Corpo e Matéria – cinco artistas na Madeira”, Colecção Berardo, no Sintra Museu de Arte Moderna
– “3th Photogarphy Masters Cup” - Uma fotografia incluída no catálogo de luxo da “International Color Awards”, entre as 50 melhores, na categoria de “Nude Professional”, após concurso internacional.
– “4th Photogarphy Masters Cup” - Quatro fotografias incluída no catálogo de luxo da “International Color Awards”, entre as melhores, duas na categoria de “Nude Professional”, uma fotografia na categoria de "Advertising professional" e uma na categoria de "Fine Art Professional",após concurso internacional - Nova Iorque e Londres
"NAMBAN JIN 3"- na galeria de arte Eye of Gyre Gallery - Exposição Portuguesa pela Comemoração dos 150 Anos sobre o “Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e Japão” - Japão, Tóquio

16.6.10

Rosa Esperança-projecto mulheres e o cancro da mama fotografado pela dupla de fotografos madeirenses DDiarte.

É com muita alegria que anunciamos que é já no próximo sábado, dia 19 de Junho que vamos realizar mais um sonho! Vamos produzir uma fotografia/arte de grandes dimensões, sobre o tema "Mulheres e o Cancro da Mama" como mais uma forma de chamar a atenção para esta dura realidade que é o Cancro da Mama.
Para o efeito convidamos a prestigiada e simpatica dupla de fotografos madeirenses José Diogo e Diamantino Jesus - Mais conhecidos como DDiarte, que virão especialmente ao continente fotografar as 7 protagonistas bem como os figurantes do quadro de abertura da peça Rosa Esperança e imortalizar este projecto e a nossa mensagem através de uma fotografia única.

A Realização desta foto é mais um motivo de orgulho para toda a familia do Quem Não Tem Cão. Os DDiarte são de facto os melhores entre os melhores na sua área - a fotografia digital manipulada - e os seus trabalhos receberam já inumeros prémios bem como se encontram representados um pouco por todo o mundo.

Mais sobre os DDiarte em:

Todo o elenco e participantes na peça Rosa Esperança estão convidados a fazer parte desta fotografia, bastando para o efeito entrar em contacto com o Rui Germano até 6ª feira.

 

Cãovite - Fados e Feijoada no Cão!

14.6.10

Noivas de Sto. António 2010 - P'ro ano há mais!


Depois do sucesso das Noivas de Santo António, o Cão convida todos os amigos para mais uma fantástica NOITE DE FADOS e FEIJOADA no Rio! É já no próximo dia 26.06.10 pelas 20h em frente ao Cinema Casimiros. 

10.6.10

Noivas se Stº António com Peddy Paper e Sardinhas Assadas!


Noivas de Stº. António no Rio

10.00H - Concentração de Noivas junto ao Cinema Casimiros;
10.30H - Peddy Paper
13.00H - Almoço de porco e sardinhas assadas para todos os que nos quiserem fazer companhia.

Juntem-se a Nós e façamos deste dia uma Festa!
Noivas quantas mais melhor!

8.6.10

Cãovite - Dia 12 de Junho Noivas de Stº. António!

Dia 9 de Junho pelas 21.00h - Festa da Esfregona - Despedida de Solteiras!
Dia 12 de Junho pelas 10.00h - concentração das NOIVAS no Cinema Casimiros.

PS- Convidam-se todos os convidados e participantes a - se possivel - levarem uma sobremesa para a mesa do copo d'água! As noivas agradecem!
;o)

4.6.10

Noivas de Stº. António na Rádio SIM

Hoje, na Rádio SIM do grupo Rádio Renascença, Ana Almeida, Manuel Perez e Rui Germano tiveram a oportunidade de falar da iniciativa do Quem Não Tem Cão para o próximo dia 12 de junho, "As Noivas de Santo António". Agora já não há desculpa! Estão todos convidados a participar e a homenagear o Stº. Casamenteiro. Basta aparecer às 10.00h na nossa sede - Cinema Casimiros - vestido de noiva. O resto é pura alegria e divertimento.
Noivas... quantas mais melhor!!

É bom assistir ao sucesso dos nossos amigos!

André Calado viu o Quem Não Tem Cão nascer e acompanha-nos - agora à distancia - desde o inicio. A ultima vez que tivemos a sua companhia foi no passado dia 27 de Março nas comemorações do dia mundial do Teatro no Rio. O André, apesar de se encontrar a viver em Londres, tem feito questão de ver todas as nossas peças desde "5 mulheres, um travesti e o namorado de uma delas".
Já tinhamos falado dele aqui no blog do "Cão" quando participou como cenografo/aderecista da peça de Teatro Romeu e Julieta que estreou em Londres. Agora o André Calado é motivo deste ogulhoso Post porque  ficou classificado em 1º lugar no concurso "Satelliet Browns Student Design Challenge 2010" - para jovens designers de interiores.
O André é finalista do curso de design de interiores do London College of Communication e pretende começar a desenvolver projectos de decoração também em Portugal.
É bom assistir ao reconhecimento do talento dos nossos amigos.
Veja mais aqui:

Satelliet Browns Student Design Challenge 2010
15 Interior Designers and Industry Professionals met today at Satelliet Browns in Ash Vale, Surrey to judge the 2010 Satelliet Browns Student Design Challenge

And this years winner is........
1st PLACE
from London College of Communication
ANDRE CALADO
with the design "Le Satelliet"
Parabens André Calado
...E começa já a pensar no projecto de decoração da nossa pobre sede!
RG